Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Piloto venceu etapa final no Autódromo Bom Futuro

Crop AgroComunicação | Assessoria VNT
"Mérito da minha equipe Bertasso, da minha família que sempre me acompanha, do meu pai que está lá no céu e graças a Deus primeiramente, que traz sempre o melhor pra gente". A declaração é do piloto Ricardo Basso que se consagrou pela sexta vez Campeão Brasileiro de Velocidade na Terra, categoria Autocross 2022. A disputa da grande final do brasileiro VNT Brasil ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no autódromo Bom Futuro, em Cuiabá-MT. O segundo lugar do campeonato foi conquistado piloto William Cancelier.
Alexandre Garcia levou a terceira posição no campeonato, Reck Jr. de Mato Grosso o quarto lugar e Edgar Griebler o quinto. O Campeonato Brasileiro foi organizado pelo Grupo SR com supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Ricardo Basso conquistou o seu sexto título brasileiro. Mesmo sem completar a última prova do fim de semana, o piloto de Luís Eduardo Magalhães-BA somou 148 pontos. Um total de 23 a mais que o segundo colocado, William Cancelier.
"Consegui fazer um ano muito bom, objetivo cumprido e estou muito feliz pelo sexto título brasileiro conquistado. Começamos o ano com um novo chassi em Luís Eduardo e não conseguimos um acerto ideal, na primeira e segunda etapa eu não fui bem colocado, aí complicou, na segunda metade do campeonato voltei para o carro antigo e vim me recuperando e graças a Deus deu tudo certo e chegamos na última etapa já com o título bem encaminhado", ressaltou o hexa campeão.
Há 18 anos correndo no Velocidade Na Terra, Ricardo Basso garantiu que não pretende parar tão cedo e contou que a paixão pela corrida passou para os filhos.
"Agora é se preparar para o próximo ano, porque os outros pilotos já avisaram que virão com tudo pra cima de mim. Mas isso não é ruim, somos todos uma família, o VNT é um ambiente muito saudável, sou um eterno fã e não devo parar tão cedo. Minha filha que tem 14 anos já está correndo, meu menino de 10 já fala em correr também, é uma paixão que irá passar de geração em geração", afirmou Basso.
Também representando o estado baiano, o vice-campeão William Cancelier ficou satisfeito com o resultado. "Tivemos um ano bem difícil, algumas etapas a gente andou quebrando, ficamos de fora, e a gente chegou na final com chances de título, infelizmente não conseguimos, mas estamos bem feliz e já estamos empenhados para tentar melhorar sempre. Estou realizado, porque os dois lugares mais altos do pódio foram para a Bahia, estado que estamos aqui representando", disse Cancelier.
40 ANOS
Diretor executivo do Grupo SR, Gian Pasquali avalia positivamente o campeonato, que foi diferente na organização com visão de futuro. “É até difícil falar e não me emocionar porque o VNT Brasil faz parte da minha vida, da minha família. O grupo SR tem o objetivo de profissionalizar essa categoria que há 40 faz parte da vida de muitas famílias. Temos pai e filho na disputa, avô com netos. Também as esposas e familiares vem acompanhar. Esse campeonato foi diferente e o início daquilo que projetamos para o futuro. Cada colaborador, cada fornecedor, os pilotos e todos que estavam envolvidos foram essenciais e importantes. Dever cumprido em 2022 e agora começamos o planejamento de 2023”, disse.
CAMPEONATO BRASILEIRO
O título de campeão brasileiro de Velocidade Na Terra (VNT Brasil) foi disputado em quatro etapas espalhadas pelos principais pólos do agronegócio no Brasil. A primeira etapa aconteceu no mês de maio, em Luís Eduardo Magalhães - Bahia, no autódromo Júnior Poletto, com cerca de 25 competidores na modalidade Autocross.
Já a segunda etapa ocorreu em Cordeirópolis-SP, no mês de julho, os grides foram entre as categorias Autocross e Kartcross. O município de Telêmaco Borba-PR recebeu a terceira etapa do VNT Brasil, no mês de setembro. Esta competição abrangeu as modalidades Autocross e Turismo VNT.
Cuiabá-MT foi palco da última etapa do campeonato, somente com a modalidade Autocross. Contou ainda com a competição de 75 milhas de Cuiabá da categoria Kartcross. O público mato-grossense teve uma recepção diferenciada no autódromo Bom Futuro. O espaço amplo e estruturado proporcionou momentos de diversão e emoção, com arquibancadas e gramado para piquenique.
Todas as etapas foram transmitidas ao vivo pelo site www.vntbrasil.com.br e no canal do YouTube VNT Brasil.
Para realização do campeonato deste ano o VNT Brasil contou com patrocínio master da UPL OpenAg e Primavera Máquinas - John Deere. Patrocínio platinum da Petronas e FG Empreendimentos.