Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Arquibancadas e boxes em concreto pré-moldado estão sendo erguidos
Oliveira Júnior
Cuiabá
Depois de três meses de sua inauguração o Autódromo Internacional de Mato Grosso segue em ritmo acelerado nas obras estruturais, que envolvem a construção dos boxes e arquibancadas em concreto pré-moldado.
A reportagem visitou o circuito cuiabano nesta quinta (5) e viu de perto o avanço das estruturas. Em frente à reta principal, parte das arquibancadas em concreto pré-moldado já foi instalada. Do lado oposto os primeiros pilares de sustentação dos boxes também já estão em seus devidos lugares, mas as ‘sapatas’ estruturais ainda não foram concluídas. A previsão é a obra seja entregue em sua totalidade, até o final desse ano.
Inaugurado em 15 de novembro, com a inédita etapa noturna da Stock Car Pro Series e vitória de Ricardo Maurício o circuito que fica nas dependências do Parque Novo Mato Grosso só voltará a receber provas oficiais em 20 de junho, quando sediará uma nova etapa da Stock Car, em conjunto com a TCR South American e a Marcas Brasil Racing.
Depois será a vez da Nascar Brasil e a Copa Truck estrearem no dia 2 de agosto. Em seguida, em novembro, as motos de 1000 cilindradas farão a estreia do circuito oval, numa etapa nacional da Moto 1000 GP Brasil.
Vila das Nações
Simultaneamente às obras estruturais o Parque Novo Mato Grosso também ultima os preparativos para a inauguração de outras atrações, como a Vila das Nações. Na semana passada já foi testado o sistema de iluminação das construções que são réplicas menores de grandes monumentos mundiais, como o Coliseu de Roma, a Torre de Pisa, o Santuário de Fátima, o templo Senjo-ji, a Catedral de Berlim, a Igreja da Sagrada Família e uma representação especial da fé africana com a Igreja de Cristo. A perfeição nos detalhes impressiona e o efeito das luzes sobre os monumentos criaram efeitos especiais que valorizam as obras.
Além da pista do Autódromo, o Parque também já inaugurou o Skate Park, com a final do Brasileiro da modalidade, no final do ano passado, o Motódromo, com a etapa do Brasileiro de Motocross, a Arena Show, com capacidade para 100 mil espectadores e o Kartódromo Internacional que deverá receber o Mundial de Kart. A arquitetura da estrutura do kartódromo impressiona, com um padock de três andares e uma parede de vidro espelhado (glazing). Os pilares metálicos já foram instalados e a conclusão da obra está prevista para o final desse ano.
Gestor do Parque Novo Mato Grosso, o piloto Reck Júnior tem passado em média 12 horas diárias no local, acompanhando de perto o andamento das obras.
“O cronograma está sendo seguido à risca, e, apesar do período de chuva as obras tem avançado de acordo com o programado”, comentou Reck Júnior.
O gestor revelou que além da estrutura o Parque também se prepara para apresentar outras atrações e serviços, como personagens temáticos e o trenzinho que faz o transporte dos visitantes/turistas, entre o estacionamento e os locais dos eventos. O projeto prevê também a instalação de lanchonetes, praças de alimentação e uma loja de souvenires, com lembranças alusivas do parque, que vão desde os personagens a utensílios como bonés, toalhas, camisetas, chinelos, etc.








