Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Evento comemorou os 20 anos e lançou Rally da Meia Noite para 2023

Isis Moretti

São Paulo


Por meio do Rally Ecológico realizado neste último sábado (19), pilotos e navegadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Pantanal mato-grossense e percorrer parte da famosa Transpantaneira. De acordo com a organização do evento, a Cronorally e o Sportsmotor Clube de Automobilismo, cerca de 95% do grid formado por 57 veículos inscritos (e aproximadamente 180 pessoas), nunca estiveram na região. 

A largada da competição foi em frente a Prefeitura de Várzea Grande, às 8h. De lá, os competidores seguiram pelos vilarejos de Poço Fundo, Pirizal, Porto Cercado e Porto Jofre, com destino a cidade de Poconé. A chegada aconteceu as margens do Rio Pixaim, no Hotel Pantanal Mato Grosso. 

Porta de entrada para iniciantes 

O grande diferencial do Rally Ecológico é que ele é feito para pessoas iniciantes no rally de regularidade, sendo considerado uma das portas de entrada para o esporte. As categorias disponíveis são 4x4 Máster, 4x4 Turismo, 4x2 Turismo, Motos, Motos Over 40, Motos Big Trail. 

“Em todas as edições, sempre trazemos novas pessoas para a prática do off-road, por isso, levantamos um roteiro com nível leve de obstáculos”, explica o diretor de prova, Haroldo Pires. “Passamos por estradas de fazendas e vicinais, com cascalho, erosões e, devido à seca, poucas poças d'água. No entanto, exploramos a questão da navegação, para dar mais emoção às duplas. Foi diversão, alegria e aproveitar o Pantanal mato-grossense”, completou. 

Programa para famílias 

Outra característica que chama a atenção no Rally Ecológico é a presença de crianças e famílias inteiras que participam do evento, tanto que na categoria 4x2 Turismo, o primeiro lugar foi conquistado pela família Nogueira, com o piloto Zeca, a navegadora Luana e os filhos João e Pedro que, inclusive, ao serem chamados para ocupar o topo do pódio, ficaram extremamente alegres e comemoram bastante o feito. 

“Esse é um esporte muito gostoso, e as provas do Ecológico são incríveis. É importante estarmos juntos em um momento como esse, onde conhecemos lugares novos e vivemos (e compartilhamos) novas experiências”, disse Luana. É válido falar que Zeca é organizador do Rally da APAE que, no ano passado arrecadou mais de R$ 40 mil para a entidade e, em 2023, realizará a sexta edição. 

Cunho social e ambiental 

Um dos pilares do Rally Ecológico é o plantio de mudas de árvores nativas e, na edição de 2022, foram aproximadamente 1 mil exemplares plantados. Ainda, as vésperas do evento, foram arrecadadas 150 cestas básicas e entregues à Secretaria Municipal de Assistência social. 

Para quem quiser fazer parte desta aventura em 2023, já pode reservar a data na agenda: 18 de novembro, com um elemento a mais. “Será um rally da meia noite. Isso mesmo, teremos um rally noturno”, divulgou o diretor geral do evento, Luiz Galvan. 

 

O Rally Ecológico tem o apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Turismo, Esportes, Educação e Saúde, Munique Motors BMW, D’Rent a Car, Elitte Multiserviços, Reolon Seguros/Capemisa e Grupo Gazeta de Comunicação

Fotos: Chico Ferreira




Oliveira Júnior

29 de julho de 2025
Pantanal Green Hell reunirá os melhores pilotos do País no Parque Novo Mato Grosso
29 de julho de 2025
Obra segue cronograma a risca e material aplicado segue normas internacionais
20 de julho de 2025
Etapa goiana do Brasileiro de Autocross acirrou a disputa pelo título
20 de julho de 2025
Piloto catarinense conquista seu quarto Campeonato Brasileiro
19 de julho de 2025
Campeão brasileiro confirma favoritismo em Rio Verde
19 de julho de 2025
Piloto catarinense comanda a festa em Goiás
18 de julho de 2025
Rotilli e Zanini dominam treinos em Rio Verde 
17 de julho de 2025
Cidade de Rio Verde-GO sedia segunda etapa do Brasileiro
10 de julho de 2025
Equipe médica profissional trabalha para o socorro imediato
9 de julho de 2025
Chegou a hora de Goiás receber a competição nacional
Calor motivou iniciativa