Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

VNT Brasil moderniza modalidade criada na década de 1980

Por: Oliveira Júnior

Cuiabá


Nos dias 1 e 2 de dezembro o Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá, será palco da grande final do Campeonato Brasileiro de Autocross - o VNT Brasil, com um grid cheio de 30 pilotos - limitado por condições de segurança, determinadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

E os irmãos Emerson e Reck Júnior, de Tangará da Serra, travam uma batalha em família na disputa pelo título, afinal, apenas 5 pontos separam os dois do topo do pódio. Quem vencer será o grande campeão.

O que pouca gente sabe, ao ver o nível técnico das provas, a velocidade dos carros e a estrutura e organização dos autódromos atuais, é que o autocross já teve até um circuito com rampa e um buraco de 3,5m de largura, por 2m de profundidade como principal obstáculo. O que é considerado como uma loucura nos tempos atuais, onde os carros cantam pneus na largada, mesmo acelerando em pistas de terra, era coisa normal em 1988, quando as primeiras corridas começaram a ser disputadas em Mato Grosso. E o buraco fazia parte do Autódromo Jaime campos, em Várzea Grande. Na foto acima, o piloto Itacir Carpenedo - falecido em março desse ano aos 69 anos - salta o obstáculo com sua Gaiola #905.

Esta e outras histórias estão no livro ‘Sportsmotor - Memórias do Automobilismo Mato-grossense’, que deve ser lançado na inauguração do Autódromo Internacional de Cuiabá, provavelmente no final de 2025.

Na épocas que pilotava o bólido, Itacir era mecânico na cidade de Tangará da Serra e chegou a montar um carro com dois motores, mas em algumas pistas a lama chegava a paralisar as corridas, como ocorreu na inauguração do circuito de Sorriso, após um acidente com o piloto Fabiano Salton.

Os carros atuais ganharam mais segurança, os pneus traseiros Sherpa foram trocados por modelos radiais, mais modernos, e os de trator, antes usados na dianteira desapareceram. Os motores são AP de 1.600cc, movidos a álcool, e a velocidade passa fácil dos 120 Km nas retas.

Oliveira Júnior

29 de julho de 2025
Pantanal Green Hell reunirá os melhores pilotos do País no Parque Novo Mato Grosso
29 de julho de 2025
Obra segue cronograma a risca e material aplicado segue normas internacionais
20 de julho de 2025
Etapa goiana do Brasileiro de Autocross acirrou a disputa pelo título
20 de julho de 2025
Piloto catarinense conquista seu quarto Campeonato Brasileiro
19 de julho de 2025
Campeão brasileiro confirma favoritismo em Rio Verde
19 de julho de 2025
Piloto catarinense comanda a festa em Goiás
18 de julho de 2025
Rotilli e Zanini dominam treinos em Rio Verde 
17 de julho de 2025
Cidade de Rio Verde-GO sedia segunda etapa do Brasileiro
10 de julho de 2025
Equipe médica profissional trabalha para o socorro imediato
9 de julho de 2025
Chegou a hora de Goiás receber a competição nacional
Calor motivou iniciativa