Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Inauguração com Stock Car noturna em 2024

Oliveira Júnior

Cuiabá-MT

 

O Autódromo Internacional de Mato Grosso deverá ser inaugurado até o final de 2024 e com a realização da primeira prova noturna da histórica da Stock Car. Ao menos essa é a expectativa do piloto Reck Junior, um os voluntários da Agrologística, na obra que já começa a ganhar corpo as margens da MT 251 que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães.

A Gazeta esteve no canteiro das obras na terça (28) e acompanhou de perto os trabalhos que avançam em várias frentes simultaneamente. Enquanto parte da principal via de acesso ao Autódromo já está asfaltada, máquinas e operários se revezam num ritmo frenético para seguir o cronograma a risca. É que além do circuito de 4.500m tri-oval, construído para receber até provas de Motovelocidade e a Fórmula Indy, estão sendo erguidos o Parque de Eventos que inclui o Parque da Família, área para shows, pistas de skate, motocross e outras surpresas que a população poderá desfrutar dentro de dois anos e meio, entre elas a maior roda gigante da América Latina, com 108m de altura. A estrutura será erguida praticamente no centro do complexo. E por falar em grandeza, a área terá também uma tirolesa gigante, com quase um quilômetro de extensão.

Nessas escalas gigantescas, tudo na área de 300 hectares, doada pelo Grupo Bom Futuro, é realmente muito grande, a começar pelo projeto que prevê a centralização de vários ambientes num só espaço. Não há conhecimento de algo semelhante na América Latina.

“Imagine termos aqui num sábado a noite uma prova de Stock Car, ou da Truck, e em seguida um show nacional. São vários eventos agregados, não é mais apenas uma corrida”, vislumbrou Reck Júnior, primeiro piloto de Mato Grosso a representar o Estado na Stock Car, e ainda hoje piloto de autocross.

Reck Júnior foi nosso anfitrião na visita ás obras. Ele integra a Associação Agrologística – parceira do Governo do Estado, na obra orçada em R$ 40 milhões – valor correspondente só ao autódromo.

Sobre o cronograma da obra, Reck disse que o período de chuva acima do normal este ano atrapalhou um pouco, mas que agora haverá tempo suficiente para se avançar na construção.

“A base do circuito, a sua compactação está pronta. A próxima etapa será a pavimentação, depois vem simultaneamente as obras de infraestrutura, como a construção dos boxes que terão paddocks e camarotes na parte superior, sem falar no kartódromo que deveria ficar pronto quase que ao mesmo tempo que o Autódromo”, disse Júnior.

Sobre a chance de o circuito sediar verdadeiramente uma etapa da Fórmula Indy, Reck disse não ter dúvidas de que isso possa acontecer. “A Fórmula Indy está fora do calendário nacional infelizmente, e com essa pista e toda a estrutura que o Estado terá aqui para oferecer, não tenho dúvidas de que estamos no páreo sim. Já para a inauguração, estamos em conversações bem adiantadas com a direção da Stock Car para inaugurarmos o Autódromo com a primeira prova noturna da história da Stock Car”, disse, empolgado o piloto.

A cereja do bolo

A grande sacada do projeto mato-grossense é exatamente a iluminação do circuito. Devido as altas temperaturas registradas na Capital, os projetistas, como Luís Ernesto Morales, atenderam ao apelo dos dirigentes, e prevém um sistema de iluminação que permitirá a realização de eventos com a tecnologia chamada ‘luz do dia’. Morales é o engenheiro responsável pelo GP Brasil de Fórmula-1.

“Vem de encontro às nossas necessidades e as do público também, sem dúvida será sensacional”, concluiu Reck Júnior.

 


Oliveira Júnior

29 de julho de 2025
Pantanal Green Hell reunirá os melhores pilotos do País no Parque Novo Mato Grosso
29 de julho de 2025
Obra segue cronograma a risca e material aplicado segue normas internacionais
20 de julho de 2025
Etapa goiana do Brasileiro de Autocross acirrou a disputa pelo título
20 de julho de 2025
Piloto catarinense conquista seu quarto Campeonato Brasileiro
19 de julho de 2025
Campeão brasileiro confirma favoritismo em Rio Verde
19 de julho de 2025
Piloto catarinense comanda a festa em Goiás
18 de julho de 2025
Rotilli e Zanini dominam treinos em Rio Verde 
17 de julho de 2025
Cidade de Rio Verde-GO sedia segunda etapa do Brasileiro
10 de julho de 2025
Equipe médica profissional trabalha para o socorro imediato
9 de julho de 2025
Chegou a hora de Goiás receber a competição nacional
Calor motivou iniciativa