Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Inauguração com Stock Car noturna em 2024

Oliveira Júnior
Cuiabá-MT
O Autódromo Internacional de Mato Grosso deverá ser inaugurado até o final de 2024 e com a realização da primeira prova noturna da histórica da Stock Car. Ao menos essa é a expectativa do piloto Reck Junior, um os voluntários da Agrologística, na obra que já começa a ganhar corpo as margens da MT 251 que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães.
A Gazeta esteve no canteiro das obras na terça (28) e acompanhou de perto os trabalhos que avançam em várias frentes simultaneamente. Enquanto parte da principal via de acesso ao Autódromo já está asfaltada, máquinas e operários se revezam num ritmo frenético para seguir o cronograma a risca. É que além do circuito de 4.500m tri-oval, construído para receber até provas de Motovelocidade e a Fórmula Indy, estão sendo erguidos o Parque de Eventos que inclui o Parque da Família, área para shows, pistas de skate, motocross e outras surpresas que a população poderá desfrutar dentro de dois anos e meio, entre elas a maior roda gigante da América Latina, com 108m de altura. A estrutura será erguida praticamente no centro do complexo. E por falar em grandeza, a área terá também uma tirolesa gigante, com quase um quilômetro de extensão.
Nessas escalas gigantescas, tudo na área de 300 hectares, doada pelo Grupo Bom Futuro, é realmente muito grande, a começar pelo projeto que prevê a centralização de vários ambientes num só espaço. Não há conhecimento de algo semelhante na América Latina.
“Imagine termos aqui num sábado a noite uma prova de Stock Car, ou da Truck, e em seguida um show nacional. São vários eventos agregados, não é mais apenas uma corrida”, vislumbrou Reck Júnior, primeiro piloto de Mato Grosso a representar o Estado na Stock Car, e ainda hoje piloto de autocross.
Reck Júnior foi nosso anfitrião na visita ás obras. Ele integra a Associação Agrologística – parceira do Governo do Estado, na obra orçada em R$ 40 milhões – valor correspondente só ao autódromo.
Sobre o cronograma da obra, Reck disse que o período de chuva acima do normal este ano atrapalhou um pouco, mas que agora haverá tempo suficiente para se avançar na construção.
“A base do circuito, a sua compactação está pronta. A próxima etapa será a pavimentação, depois vem simultaneamente as obras de infraestrutura, como a construção dos boxes que terão paddocks e camarotes na parte superior, sem falar no kartódromo que deveria ficar pronto quase que ao mesmo tempo que o Autódromo”, disse Júnior.
Sobre a chance de o circuito sediar verdadeiramente uma etapa da Fórmula Indy, Reck disse não ter dúvidas de que isso possa acontecer. “A Fórmula Indy está fora do calendário nacional infelizmente, e com essa pista e toda a estrutura que o Estado terá aqui para oferecer, não tenho dúvidas de que estamos no páreo sim. Já para a inauguração, estamos em conversações bem adiantadas com a direção da Stock Car para inaugurarmos o Autódromo com a primeira prova noturna da história da Stock Car”, disse, empolgado o piloto.
A cereja do bolo
A grande sacada do projeto mato-grossense é exatamente a iluminação do circuito. Devido as altas temperaturas registradas na Capital, os projetistas, como Luís Ernesto Morales, atenderam ao apelo dos dirigentes, e prevém um sistema de iluminação que permitirá a realização de eventos com a tecnologia chamada ‘luz do dia’. Morales é o engenheiro responsável pelo GP Brasil de Fórmula-1.
“Vem de encontro às nossas necessidades e as do público também, sem dúvida será sensacional”, concluiu Reck Júnior.