Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Jipeiros pioneiros e ralizeiros da nova geração em Chapada

Talvez o reconhecimento e a humildade sejam os valores mais admiráveis em dias tão difíceis vividos por uma sociedade bombarbeada diariamente por tanta violência, mesquinhez e individualismo.

E esses sentimentos vieram a tona no último sábado, durante um encontro entre a velha guarda do off-road em Mato Grosso, os jipeiros e a nova geração de ralizeiros; profissionais liberais apaixonados pela natureza e a aventura que cruzavam o estado a bordo dos velhos jeeps Willis nos anos 80 e 90, que se conhecem há mais de 30 anos, mas que por algum motivo não se viam há décadas.

O evento foi idealizado pelo veterano Sidney Barbosa, que após décadas residindo em outro estado, retornou à Mato Grosso e decidiu rever os amigos. A confraternização teve como palco o pátio de um posto de combustível, em Chapada dos Guimarães.

Lá estavam pioneiros como Adalberto Carvalho de Almeida – o Lebrinha, fundador do Rally Club de Mato Grosso (Racmat) e seu fiel navegador Nelson Luiz Rondon, Armando Dal Pizzollo e o irmão Nilton, Dejacir ‘Goiabinha’, Azeitona, Moacir Pires de Miranda, que competia de moto, entre tantos outros.

O almoço proporcionou também um encontro de gerações. Nelson Rondon (pioneiro na navegação, que usava uma máquina calculadora manual Facit, nos idos de 1988) conheceu André Godinho – ninguém menos que desenvolvedor do software e App (Cronorally) que hoje ronda o Brasil, ensinando ralizeiros a navegar.

“Na nossa época a coisa era mais romântica, tinha que fazer muitas contas”, brincou Nelson Rondon.

Antes da feijoada servida à todos, um momento de emoção marcou o evento. Após a foto posada que registrou todos os presentes, Lebrinha pediu para fazer uso da palavra e se emocionou.

“Vocês não tem idéia do quanto é importante isso aqui pra mim. É com muita alegria que estou aqui revendo velhos companheiros de Rally e lembrando quantas aventuras vivemos por esse nosso Mato Grosso, divulgando as belezas naturais e literalmente explorando esse estado de ponta a ponta. Estou muito emocionado e esse é um dos dias mais felizes da minha vida, obrigado por me proporcionarem isso”, declarou o veterano, de 75 anos que pilotou desde a primeira prova de regularidade no Estado, em 1988, até o final da década de 1990.

Que venham outros encontros, novas histórias e amizades.


Oliveira Júnior

29 de julho de 2025
Pantanal Green Hell reunirá os melhores pilotos do País no Parque Novo Mato Grosso
29 de julho de 2025
Obra segue cronograma a risca e material aplicado segue normas internacionais
20 de julho de 2025
Etapa goiana do Brasileiro de Autocross acirrou a disputa pelo título
20 de julho de 2025
Piloto catarinense conquista seu quarto Campeonato Brasileiro
19 de julho de 2025
Campeão brasileiro confirma favoritismo em Rio Verde
19 de julho de 2025
Piloto catarinense comanda a festa em Goiás
18 de julho de 2025
Rotilli e Zanini dominam treinos em Rio Verde 
17 de julho de 2025
Cidade de Rio Verde-GO sedia segunda etapa do Brasileiro
10 de julho de 2025
Equipe médica profissional trabalha para o socorro imediato
9 de julho de 2025
Chegou a hora de Goiás receber a competição nacional
Calor motivou iniciativa