Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Trabalhos na reta final para inauguração em 15 de novembro
Da Redação
O Parque Novo Mato Grosso está em contagem regressiva para a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso, em Cuiabá, com a primeira prova noturna da história da Stock Car. O evento está confirmado para o dia 15 de novembro (um sábado), mas a movimentação das equipes começa pelo ,menos quatro dias antes, com a chegada das 27 carretas da organização, trazendo toda a estrutura, além das equipes que disputarão a 10ª etapa da categoria.
Nos dois dias que antecedem a inauguração, haverão ainda treinos das categorias Turismo Nacional e TCR, um conceito internacional que utiliza carros de tração dianteira (com motor 2.0 turbo) e abrange diversos campeonatos nacionais e continentais, como o TCR Brasil e o TCR South America. No total serão cerca de 80 carros, mobilizando algo em torno de 800 pessoas, só nas áreas de boxes, sem contar o staff da organização, com pelo menos outros 300 trabalhadores envolvidos diretamente.
A pista
A fase de terraplanagem do circuito foi concluída em maio desse ano, em junho teve início a pavimentação. Localizado no Parque Novo Mato Grosso, construído para ser o maior centro multieventos da América Latina, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história.
O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e de Motociclismo (CBA e CBM).
Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750.
Na semana passada teve início o trabalho de pintura das zebras e nos próximos dias as torres de iluminação serão fixadas no entorno do circuito. Feitas em material metálico as torres com mais de 30m de altura já tiveram os painéis dos conjuntos de lâmpadas em LED instalados.
Na sequência começam a ser montadas as arquibancadas, com capacidade para 20 mil espectadores, boxes, padock, sala de imprensa, torre de cronometragem e outros equipamentos temporários exigidos pela organização.
Nos próximos dias o Governo do Estado deve anunciar o mecanismo para a aquisição dos ingressos que serão distribuídos gratuitamente. A tendência é a da criação de um link para o cadastro e emissão de bilhete eletrônico.






