Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Stock Car terá prova no Galeão em 2022

 

A cidade do Rio sediará no próximo ano a primeira prova da história do automobilismo profissional brasileiro em uma pista de aeroporto. Na manhã desta quarta-feira, foi oficializada a quarta etapa da Stock Car 2022 em uma das pistas do Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão. O circuito receberá o nome de Cacá Bueno, piloto carioca que é pentacampeão da modalidade.

 

A prova será realizada em 10 de abril em um traçado de 3.200 metros de extensão e 25 metros de largura - o dobro do habitual. A pista também contará com a maior reta da Stock Car, com mais de mil metros de comprimento. O traçado completo da pista ainda depende de pequenos detalhes para ser divulgado.

 

Segundo os organizadores, o GP Galeão, como foi batizado, impactará o mínimo possível e não afetará a operação do aeroporto, que seguirá funcionando normalmente. A pista que será utilizada para a corrida é mais afastada. Além disso, de acordo com a assessoria da concessionária que administra o espaço, todos os protocolos já foram ajustados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Presente ao lançamento da etapa, Cacá Bueno foi o primeiro a testar o novo ‘autódromo‘ do Rio. Ele correu com seu carro no local para o vídeo promocional do evento. ‘A pista fica distante da outra (de pousos e decolagens), e como é na transversal, a gente não vai ter a influência do vento (provocado pelas aeronaves) soprando pra gente‘, disse o piloto ao Estadão. ‘Vai dar boas fotos, com um avião pousando ao fundo, mas não vai atrapalhar a nossa performance e, pelo que o Galeão diz, também não irá trazer prejuízo para a aviação.‘

 

Cacá acredita que a corrida terá características únicas em relação às demais provas do calendário. ‘O circuito do Galeão tende a ser o mais rápido. A gente ainda tem que validá-lo, com um último treino lá, para ver se não vai ser rápido que nos obrigue a colocar um limitador de sexta (marcha) ou desenhar algum tipo de chicane, por exemplo‘, considerou. ‘A largura é o dobro do circuito normal. Isso vai causar a oportunidade de traçados diferentes na aproximação da curva.‘

 

O público poderá acompanhar a prova através de arquibancadas que serão erguidas no local. Ainda não foi definida a capacidade total, mas tudo indica que será menor do que a encontrada em autódromos tradicionais.

 

A Stock Car surgiu em 1979, com a cidade do Rio tendo sediado 42 provas a partir de então. Desde 2012, contudo, a capital fluminense não recebe nenhuma etapa da categoria. Isso aconteceu porque o Autódromo de Jacarepaguá, onde eram realizadas as provas, foi demolido para a construção do Parque Olímpico da Barra, principal local de disputas dos Jogos do Rio-2016.

 

Inédita no Brasil no automobilismo profissional, provas em pistas de aeroportos não chega a ser tão incomum em outros países. O aeroporto de Zeltweg, na Áustria, sediou GPs de Fórmula-1 entre 1963 e 1968. Mais recentemente, a Fórmula Indy teve etapas no Burke Lakefront Airport, em Cleveland, nos Estados Unidos (1982-2007), e no aeroporto de Edmonton, no Canadá (2005-2012). Um pequeno aeroporto da cidade de São Petersburgo, na Flórida, também tem sua pista utilizada como reta dos boxes.

 

 


Oliveira Júnior

24 de abril de 2025
Evento deve reunir mais de 60 pilotos em circuito internacional
23 de abril de 2025
Piloto mato-grossense integra a Mottin Racing na Stock Light
17 de abril de 2025
Evento será disputado dia 26 no Kartódromo Internacional do Parque Novo Mato Grosso
12 de abril de 2025
Organização procura novo circuito para sediar terceira etapa nacional
10 de abril de 2025
Primeira corrida será em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia
6 de abril de 2025
Circuito mato-grossense pode ser palco de competição inédita
2 de abril de 2025
Roni Fonseca comanda comissão de velocidade na terra
1 de abril de 2025
Evento terá prova noturna com os melhores pilotos do País
27 de março de 2025
Dia Mundial do 4x4 será celebrado no Parque das Águas
Por orlando oliveira 13 de março de 2025
Evento marca pré-inauguração de circuito internacional
Calor motivou iniciativa