Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Código tulipa, velocidade x regularidade: saiba tudo

Por: Oliveira Júnior

Editor


Quem nunca participou de um rally de regularidade confunde a competição com as provas de velocidade. Na 22ª Edição do Rally Ecológico, que será disputada no dia 30 (sábado) em Várzea Grande, a grande maioria dos inscritos é novata e participará do evento pela primeira vez.

Por isso a organização agendou para a véspera da largada, no dia 29 (sexta-feira) um curso de navegação, no auditório do Grupo Gazeta, para tirar todas as dúvidas das duplas inscritas nas categorias 4x4 Master, 4x4 Turismo e 4x2, além da categoria motos.

O curso será ministrado pelo diretor técnico do evento, Haroldo Pires e termina com a entrega dos kits aos participantes. O experiente piloto da categoria moto, que viaja o País organizando eventos e trabalhando em grandes provas, como o Rally dos Sertões, explica as diferenças entre as prova de regularidade e velocidade.

“O Sertões, o Dakar, e outras provas do gênero, são rallys de velocidade. Os pilotos seguem a planilha, e vence cada etapa aquele que percorre o trecho num menor tempo, com muitos obstáculos naturais, ainda há deslocamentos não cronometrados”, disse, salientando: “As provas se velocidade são disputadas em circuitos isolados, sem trânsito, onde as estradas são fechadas exclusivamente para a prova”, explicou, para em seguida detalhar como funcionam as provas de regularidade.

“Como o próprio nome diz, vence a prova a dupla ou piloto de moto, que for mais regular, que se aproximar ao máximo do melhor tempo estimado. Diferente da velocidade, a média horária em eventos como o Ecológico é baixa, mas também exige muita concentração do navegador”, citou Pires.

“Se a planilha manda acelerar a 40 Km na estrada e você tem terminado tempo para chegar a um ponto, é importante obedecer a média, afinal, cada segundo de atraso ou adiantamento implica em perda de pontos, assim, o vencedor é aquele que perde menos pontos”, lembra o diretor.

E é exatamente a exigência dessa concentração e sintonia entre piloto e navegador que torna a prova cada vez mais emocionante.

O curso da próxima sexta (29), que começa às 19h, também vai detalhar o código tulipa (conjunto de sinais que identificam direção, obstáculos e referências no mapa de navegação).

Paisagem

Na semana passada, Haroldo Pires percorreu a trilha e postou nas redes sociais alguns dos locais por onde os competidores vão passar, com belas paisagens e neutralizados (parada) em pontos turísticos, como uma fábrica de rapadura, no município de Nossa Senhora do Livramento, onde existe até um museu.

O Rally Ecológico tem o apoio de Postos Morada, Reolon Seguros, Ellite Multiserviços, Programa Verde Novo, D’Car Locadora, Inovacor, Grupo Gazeta de Comunicação e patrocínio de Energisa.


Oliveira Júnior

15 de setembro de 2025
Evolução melhora condições de trabalho e atrai novos parceiros
15 de setembro de 2025
Público conhece de perto a velocidade e a adrenalina a bordo de uma Gaiola de Autocross
15 de setembro de 2025
Competição ficou embolada e cinco estão na briga pelo título nacional
10 de setembro de 2025
Líder do Brasileiro comenta chances de título em Campo Verde
9 de setembro de 2025
Livro do jornalista Oliveira Júnior revela saga para a construção do autódromo
9 de setembro de 2025
Etapa indicará os finalistas da temporada da F1 da velocidade na terra
8 de setembro de 2025
Ernani Kuhn empilha troféus na etapa paranaense da Stock Light
6 de setembro de 2025
Em lendário circuito italiano, Max marcou novo recorde e frustrou a Ferrari
2 de setembro de 2025
Parque Novo Mato Grosso servirá de modelo para Cidade Maravilhosa
2 de setembro de 2025
Cidade forte no agro recebe 3ª Etapa do Brasileiro
Calor motivou iniciativa