Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Promotores não receberam recursos prometidos pela gestão anterior

Por: Da Redação
Promotor do tradicional Rally Ecológico, realizado em Mato Grosso desde o ano de 2002, o Sportsmotor Clube de Automobilismo veio a público esta semana comunicar que a edição 2025 da prova de regularidade não será realizada. O documento em carta aberta, divulgado pelo clube, são expostos os motivos que levaram a suspensão do evento este ano.
Ao mesmo tempo que elogia a participação de importantes parceiros, o clube denuncia que foi vítima de um calote da gestão anterior da Prefeitura de Várzea Grande, onde a prova teve largada, na localidade de Bom Sucesso.
“Ao longo desses 23 anos o evento cresceu em tal proporção, que passou a atrair competidores e patrocinadores de outros estados, e, graças a parcerias com órgãos como Ibama, secretarías municipais do meio ambiente e Juvam, do Tribunal de Justiça, mantivemos o evento, em que pesem todas as dificuldades financeiras. No entanto, nos últimos dois anos alguns compromissos firmados não foram cumpridos por alguns parceiros, nos causando grandes prejuízos, inclusive junto a fornecedores. Apesar da existência de um acordo verbal com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio do então prefeito Kalil Baracat e do então secretário de turismo e desenvolvimento econômico, Charles Caetano, tais compromissos não foram honrados, e, hoje, para quitarmos as pendências estamos tentando uma negociação com a atual gestão do município”, diz a carta.
No mesmo documento o Sportsmotor lamenta a falta de compromisso dos gestores municipais, e repudia a falta de apoio de montadoras e concessionárias de veículos, que procuradas, negaram apoio ao evento, inviabilizando sua continuidade.
Por fim o documento afirma não compactuar com propostas que poderiam causar prejuízos ao erário público.
“Diferente de outros eventos, em mais de duas décadas, nunca o Rally Ecológico aceitou propostas para compactuar com qualquer malversação do recurso público, principalmente naqueles que demandam emendas parlamentares milionárias. Em vez disso ouviu inúmeros ‘NÃOS’ de pedidos para custeio de troféus, medalhas, etc. Puxamos o freio de mão da coerência, estacionamos nossos princípios no pódio da moralidade e erguemos o troféu da humildade para dizer muito obrigado aqueles que verdadeiramente amam o off-road.”
Assinam o documento, Luiza Galvan, presidente do Sportsmotor Clube e o vice-presidente e diretor de comunicação, jornalista Oliveira Júnior.






