Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Kart - Pilotos aguardam recapeamento de pista em Várzea Grande

Enquanto o kartódromo de Cuiabá não é inaugurado, o que deve acontecer somente em 2024, o Kart Clube de Várzea Grande planeja reformar todo o circuito e reinaugurá-lo em setembro, na penúltima etapa do Campeonato Mato-grossense. A pista fica nos fundos do residencial Alberto Canelas.
Mas para que isso aconteça a Prefeitura Municipal de Várzea Grande precisa cumprir a promessa de recapear a pista de 840m até o final desse mês.
“O vereador Fabinho levou o secretário de obras, Luiz Celso de Oliveira ao kartódromo, fizeram todas as medições e prometeram o recapeamento da pista ainda para o mês de julho, estamos aguardando”, disse Jimmy Alan Weihrich, presidente do Kart Clube de Várzea Grande.
Há anos, o circuito construído com recursos da Prefeitura de Várzea Grande e da Coca-Cola, vem sendo mantido com recursos dos próprios competidores, que rateiam as despesas para a manutenção, porém, desde o ano passado as condições da pista pioraram bastante e os remendos ‘tapa buraco’ já não resolviam mais.
Por isso o Kart Clube procurou as autoridades do município em busca de ajuda. “Eles (vereador e o secretário Luiz Celso) garantiram que a obra será rápida, porque a pista só será recapeada”, disse o presidente Jimmi.
O Campeonato Mato-grossense de Kart já teve quatro etapas disputadas, com duas rodadas duplas e duas triplas, sempre aos finais de semana, e ainda faltam duas etapas para o encerramento do calendário.
A próxima etapa está prevista para o mês de setembro, tempo suficiente para o recape do circuito.
Classificação
Os pilotos João Pretto (95 pontos) e Eduardo Freitag (83) são os dois primeiros na categoria Graduados - a principal da modalidade. Na F4 Light, Arno Spies e José Eduardo estão empatados, com 80 pontos. Na Super Senior, Freitag é o líder, com Rubens Michiura em segundo e na Cadete, Fabiano Souza, José Werner e Benjamim Benati, ainda estão na briga.
Memória
Inaugurado no começo da década de 1990, após o surgimento do primeiro circuito do estado, no interior, em Pontes e Lacerda, o kartódromo de Várzea Grande antecedeu a concepção da pista da capital, no que hoje é o condomínio de luxo Alphaville. Após o fim do contrato de comodato de 10 anos, os proprietários da área na Capital retomaram o terreno e a capital ficou sem pista, como está até hoje. A única alternativa dos pilotos era investir no circuito várzea-grandense, que se manteve vivo desde então. O mesmo local já sediou provas de motovelocidade, que homenageavam o jornalista Malik Didier e até uma final do Brasileiro de Supercross. A esperança dos pilotos locais é que o novo circuito, anexo ao Autódromo Internacional, ainda em obras, siga os padrões internacionais para poder sediar provas como o Brasileiro.