Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Piloto destacou profissionalismo na realização do Autódromo de Mato Grosso
Por: Oliveira Júnior
Cuiabá
A construção do Autódromo Internacional de Mato Grosso ganhou mais um importante ‘aliado’. Esta semana o ex-piloto de Fórmula-1 Nelsinho Piquet, fez um longo comentário nas redes sociais, respondendo a questionamentos feitos por fãs, sobre a onda de construções de novos circuitos no País.
Na ocasião, Piquet destacou a seriedade com que o projeto mato-grossense vem sendo tratado. “Cuiabá está fazendo um projeto fantástico, tudo dentro das normas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo”, afirmou o piloto que atualmente compete na Stock Car.
O comentário foi feito após o piloto perceber o entusiasmo de fãs e dirigentes, com projetos simultâneos em andamento no País, como em Chapecó-SC.
“É ótimo que novos projetos estejam sendo desenvolvidos em vários estados, mas não se pode abrir mão de critérios e normas internacionais, das autoridades competentes, sob o risco de se investir uma montanha de dinheiro e a pista não servir para sediar grandes eventos”, alertou Piquet, citando Cuiabá como exemplo de organização. “Em Cuiabá os responsáveis pelo projeto procuraram as pessoas certas, com conhecimento, para desenvolver um projeto que permitirá a realização de grandes eventos no circuito”, disse.
Piquet referia-se a Luís Ernesto Morales, engenheiro responsável pelo GP de São Paulo de Fórmula 1 e presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), cujo prestígio o levou a ser um dos nomes mais respeitados na FIA quando o assunto é autódromos.
“Não basta pegar um piloto que já correu em várias pistas do Mundo e pedir para ele idealizar o projeto”, voltou a alertar Nelsinho.
O pai dele, o tricampeão Mundial de Fórmula-1, Nelson Piquet, esteve presente no lançamento da pedra fundamental do Autódromo de Mato Grosso, há 5 anos, e, além de elogiar a iniciativa, deu importantes conselhos aos responsáveis pela obra e a gestão do circuito, entre elas a escolha do nome do autódromo: Autódromo Internacional de Mato Grosso. “Todo mundo sabe onde fica Mato Grosso”, justificou Piquet, na época, descartando qualquer homenagem a algum personagem.
Obras
A pavimentação do autódromo que fica no Parque Novo Mato Grosso - Km 11 da rodovia Emanoel Pinheiro, está na reta final. Os guard-rails também já estão sendo instalados e em seguida serão feitas as zebras em pontos estratégicos do circuito de 4.600m.
Na última quarta (1), emissários da Vicar, promotora da Stock Car, se reuniram com a secretária de comunicação do Estado, Laice Souza, o secretário de esportes David Moura e o piloto Reck Júnior, da gestão do circuito, quando foram discutidos detalhes para a organização, prevista para 15 de novembro. Nos próximos dias a Vicar enviará o caderno de encargos, com a lista das responsabilidades e condicionantes para que o Governo do Estado apoie a realização da corrida inaugural, a primeira noturna na modalidade.






