Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Evento terá prova noturna com os melhores pilotos do País

Por: Oliveira Júnior

Da Editoria


Palco das maiores competições nacionais de motocross entre os anos 1990 e 2000, Mato Grosso voltará a sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade no mês de maio. O evento ocorrerá em Mato Grosso depois de mais de 10 anos. A última corrida promovida pela CBM no Estado foi em Sorriso, quando Nelson Roberto Campos presidia a Federação de Motociclismo de Mato Grosso (FMMT).

O evento programado para os dias 22, 23 a 24 de maio corresponde à 3ª Etapa do Brasileiro de MX e terá como principal novidade a realização das provas noturnas,  já que a pista será toda iluminada de acordo com os padrões internacionais da FIM.

“Vamos trabalhar para fazer um evento inesquecível, a altura do esporte e da potência do nosso estado”, comentou Miguel Guimarães, atual presidente da Federação de Motociclismo.

Antes de Cuiabá o Brasileiro de Motocross terá largada nesse fim de semana na cidade de Ponta Grossa-PR; a segunda etapa será em Canelinha-SC.

Promovido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) o evento terá a supervisão local da FMMT, presidida por Miguel Guimarães, com apoio do Governo do Estado,  por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Esportes (Secel).

A realização do evento nos próximos 60 dias, integra o calendário de inaugurações do Parque Novo Mato Grosso. Recentemente o kartódromo local já sediou uma prova regional, com sua pré-inauguração.

Segundo o Governo,  para novembro desse ano está prevista a pré-inauguração do Autódromo Internacional, com uma etapa da Stock Car/2025, também a noite.

Histórico

Mato Grosso possui um papel brilhante na história do motociclismo nacional. Na década de 1990, dois dirigentes transformaram o esporte o estado, com a contratação de grandes pilotos e a realização de eventos nacionais e internacionais.

Altair Cavalgieri (já falecido) era presidente do Moto Clube de Sinop e foi guindado à federação, quando promoveu em Sinop o Latino-americano de Supercrosss, com a participação de ídolos como Eduardo Saçaki, Cássio Garcia, Jorge Negreti, além dos pilotos ocais em ascensão, como Paulo Pan (já falecido), Baianinho e Jânio Rezende.

O segundo personagem importante dessa história foi Hiran Carlos Pelosi, então presidente do Moto Clube de Tangará da Serra. Na época, Pelosi montou uma super equipe no estado para a disputa do Brasileiro de Motocross, com Alberto Tognozzi, Brizola e Milton Chumbinho Becker.

Na Capital os grandes eventos tiveram como palco a avenida do CPA, o Parque de Exposições da Acrimat, além do Kartódromo de Várzea Grande, que recebeu a final do Brasileiro de 1994, com transmissão ao vivo da TV Gazeta.


Oliveira Júnior

10 de novembro de 2025
Supercampeão das 500 Milhas de Indianápolis tem experiência em provas noturn as
9 de novembro de 2025
Diogo Moreira vence prova de Portugal e disparou na liderança
Por orlando oliveira 9 de novembro de 2025
Piloto perdeu 12 quilos para competir, ter menos peso e ser ainda mais rápido
9 de novembro de 2025
Piloto celebra título em Cuiabá na semana de seu aniversário
8 de novembro de 2025
Programação do Autocross Brasil continua nesse sábado com a grande final
8 de novembro de 2025
Veja o guia completo sobre a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso
8 de novembro de 2025
Sauber trabalhou duro, mas carro não ficou pronto a tempo
8 de novembro de 2025
Brasileiro perdeu controle em poça d'água e bateu forte em Interlagos
7 de novembro de 2025
Fãs vão assistir 10ª Etapa da Stock Car de graça no sábado (15) a noite
6 de novembro de 2025
Como sempre a chuva deve aparecer sobre a pista do GP São Paulo
Calor motivou iniciativa