Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Livro do jornalista Oliveira Júnior revela saga para a construção do autódromo

Da Assessoria
Quanto custa e quanto tempo se leva para a concretização de um sonho ? O que parecia utopia nos anos 80, finalmente está saindo do papel: o Autódromo Internacional de Mato Grosso, que deve ser pré-inaugurado em novembro, com uma corrida noturna de Stock-Car.
Para pilotar essa trajetória, desde a chegada do primeiro kart à Mato Grosso, até as primeiras corridas do autocross o jornalista Oliveira Júnior foi escalado e mergulhou nesse cock-pit para escrever o livro “Sportsmotor, Memórias do Automobilismo Mato-grossense”. O prefácio é assinado pelo jornalista Reginaldo Leme, um mato-grossense que se tornou referência nacional no esporte.
Ambientado nas pistas e boxes, desde que iniciou a carreira, em 1987, Oliveira narrava as corridas no rádio, gravava para as tevês Bandeirantes, SBT e Record, transcrevia os resultados nos jornais e revistas que trabalhou, como O Estado de Mato Grosso, Super Fórmula, Espoint, e A Gazeta, e mais recentemente em seu Blog: autodromointernacionalcba.com.br, onde ainda relata a performance dos pilotos locais, bem como o andamento da obra do novo circuito.
Para concluir a obra de 126 páginas, generosamente ilustrada com fotos históricas, como o primeiro vencedor de uma corrida de kart, até os primeiros circuitos de terra, o jornalista, que é editor de esportes de A Gazeta, mergulhou numa pesquisa que foi um misto de surpresa e decepções.
“Consegui encontrar o piloto que venceu a primeira corrida de kart em Mato Grosso, foi o Luiz Júnior, de Curitiba, que lembrou de tudo, foi fantástico, mas também fiquei chocado quando voltei a procurar o Max Yule (que trouxe o primeiro chassi de kart para Cuiabá) e descobri que ele tinha falecido. Muito triste”, relata Oliveira.
Além de uma cronologia histórica, com depoimentos exclusivos de pilotos e dirigentes pioneiros, o jornalista também conta detalhes dos bastidores, como a primeira transmissão ao vivo de uma corrida no rádio e alguns segredos dos boxes das equipes, só agora revelados.
A obra cita nomes de importantes pilotos e dirigentes como Júlio Cezar Catarina, Juarez Vargas, Silvinho Montanha, Arlindo Trento Júnior, Caxito, Adalberto Arantes, Cacildo Júnior, Nelsinho Rangel, Fernando Martins, Antônio Ernani Kuhn, Eremi Verona, Vanderlei Reck, Armando Dal Pizzollo, Itacir Carpenedo e a nova geração, com Marcos Pereira, João Pretto, entre outros.
São lembrados também empresários e dirigentes que apostaram alto no projeto, como Dirceu Barbosa e Carlos Trevisan, além de imagens exclusivas do passo a passo da construção do circuito cuiabano, nas dependências do Parque Novo Mato Grosso.
Com a publicação concluída, após cinco anos de pesquisa, entrevistas e catalogação de imagens inéditas, Oliveira aguarda agora as parcerias fundamentais para a impressão dos exemplares em capa dura, que serão distribuídos entre os pilotos, dirigentes e amantes do esporte motor.