Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Segunda etapa do Brasileiro de Velocidade na Terra teve capotamentos

Por: Oliveira Júnior
Da Editoria
A Fórmula-1 da terra chegou à Rio Verde-GO no último final de semana para as disputas da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Autocross e mostrou o esperado equilíbrio na competição, com as disputas fora da pista também, com um grid de 19 carros.
A exemplo da capital, que possui o circuito Bom Futuro iluminado, as provas em terras goianas também ocorreram a noite, e, apesar da premiação no pódio, as posições finais sofrem mudanças devido penalidades impostas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Na sexta-feira Ricardo Rotilli venceu a primeira prova , mas foi penalizado pela CBA e terminou desclassificado por conta de um toque na roda traseira do carro de Reck Júnior. Assim a vitória ficou com André Cherubini, com Wellington Antunes em segundo e Vanderlei Reck em terceiro.
No sábado, Reck Jr venceu a segunda prova, recebeu a premiação, mas também terminou punido com 20 segundos, após toque no carro de Rafael Bortoli, caindo para a nona posição.
Na primeira prova, disputada na sexta (2) a vitória foi de André Cherubini, com Welington Antunes, em segundo. Antunes estava inscrito em duplas, mas terminou acelerando sozinho no cok-pit. Vanderlei Reck foi o terceiro, Fernando Scheffer, o quarto, Felipe Moreira, oquinto, João Scheffer ficou na sexta posição, João Minozzo em sétimo, Sérgio Introvini, em oitavo, Vitor Willms e nono e André Vendusculo Jr na décima posição.
Na classificação da segunda prova, Rotilli foi o primeiro, seguido por Marcel Leão, Marlon Fredizzi, Giliard Scheffer, Ronaldo e Lucas Locatelli, Thiago Weisheimer, Vitor Willms, Reck Júnior e Fernando Scheffer, na décima posição.
Na sexta-feira o piloto Giliard Sheffer (#599) sofreu um capotamento, mas foi socorrido, encaminhado a um hospital da cidade e passa bem. Curiosamente, um outro piloto, da categoria Kartcross, sofreria um acidente semelhante, usando o mesmo número de Sheffer.
Na categoria Sênior, Wellington Antunes venceu na sexta e Fernando Scheffer, no sábado.
KARTCROSS
No Kart Cross, que teve um grid inicial de 77 pilotos inscritos, foi necessário um sorteio, transmitido ao vivo, com a criação de duas chaves. Os classificados que obtiveram as melhores posições foram para a final. No sábado foi disputada ainda uma bateria de repescagem para a definição do grid final e José Alves – o Zezinho foi o grande vencedor, somando 60 pontos.
A prova foi marcada por um acidente espetacular, envolvendo o kart 599 do várzea-grandense Líder Mezalira. Após ‘decolar’ durante a prova e capotar, Líder saiu ileso, graças a segurança adotada pelos veículos, como reforço na estrutura tubular e o cinto de cinco pontas. O piloto terminou a etapa na 16ª posição.
Agora os pilotos e equipes ganham uma breve folga e voltam à pista para a 3ª Etapa do Brasileiro que será disputada de 13 a 15 de setembro, em Luís Eduardo Magalhães-BA.
O Campeonato Brasileiro de Autocross é promovido pelo Grupo SR e Associação Nacional de Velocidade na Terra (ANVL), com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio de UPL, NPP, Petronas, FG Empreendimentos, Inpasa, Firestone/AG, TMG, Carvalima Transportes, Grupo RZK, Grupo Fertimig.