Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

GWM aposta no mercado mato-grossense com concessionária em Cuiabá

Por: Oliveira Júnior

 

O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil atingiu um total de 49.052 unidades vendidas nos primeiros oito meses de 2023, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram emplacados 27.812 automóveis. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A participação no mercado automotivo também está aumentando. De janeiro a agosto, os eletrificados leves alcançaram 3,6% de market share em relação às vendas totais de veículos. Em 2022, essa fatia era de 2,29%. O levantamento considera os automóveis leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos puros (BEV) e HEV flex.

Apostando nesse segmento o Grupo Canopus, que lidera o ranking de vendas em Mato Grosso para as marcas Toyota e BMW, inaugurou na noite de quarta (22) a sua concessionária GWM.

O evento prestigiado por cerca de 1.200 pessoas lotou o show room, montado na avenida Fernando Corrêa da Costa, no bairro Poção, em Cuiabá e contou com a presença de diretores da marca no País, além do diretor presidente do Grupo Canopus, Marcos Roberto Cruz, os diretores de todas as concessionárias e a família Cruz.

 

É uma questão de tempo. A Great Wall Motors (GWM) anunciou, nesta quarta-feira (23), no lançamento da sua marca, que vendeu 1,2 milhão de veículos no ano passado. Com isso, a montadora se tornou uma das marcas mais valiosas do setor. Presente em 60 países e, com 19 fábricas pelo mundo, a GWM, que terá uma futura fábrica em Iracemápolis (SP), pretende ser como a Tesla no Brasil. A fabricante, contudo, vai ter que mostrar isso muito bem ao público brasileiro.

Pelo modelo de negócio e seus dois primeiros produtos Oswaldo Ramos, CCO – líder comercial da GWM – está confiante na formatação do projeto e na espera por um retorno positivo por parte do consumidor. O Haval H6 chega nas versões híbrida full e plug in, além de uma variante esportiva. O segundo SUV, é um primo legítimo do carro de lançamento. Lembrando que serão 10 veículos dentro da GWM em três anos, destacou Alexandre Oliveira, head de vendas.

O Haval H6, com cinco anos de garantia, terá apenas SUVs on-road, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer será especializada em picapes híbridas produzidas no Brasil em 2024 na planta que está sendo ampliada para 100 mil unidades por ano. O utilitário será do porte da Hilux.

A marca Haval é líder do segmento no mercado chinês e o H6 é o 7º SUV mais vendido no mundo. O veículo desenvolvido pela engenharia brasileira foi concebido para ser o melhor automóvel da família global, afirmam os executivos. A arquitetura do carro que dirigimos no Rio de Janeiro é definitiva e está praticamente pronto. A GWM estreia também uma nova logotipia menor, mais elegante estampada na carroceria.

O H6 tem 393 cavalos de potência, dado combinado entre o motor 1.5L turbo, a gasolina, que funciona como gerador, por enquanto, mais dois elétricos que geram autonomia limpa de 170 Km a partir da bateria de 34 KWh. O chinês de cinco lugares terá como meta da concorrência, para o híbrido full, por exemplo, o H6 de entrada terá faixa de mercado do Compass S, Corolla Cross híbrido e Taos Highline. Todos em seus modelos completos. Ou seja, média de R$ 220 mil em valores atuais.

No desenvolvimento da engenharia, chineses e brasileiros fizeram uma espécie de Enem para entregar o resultado dos ajustes do produto. Luz ambiente, tecnologia Carplay e Android Auto sem fio são projetados na tela de 12,3 polegadas, auto reverse que memoriza os últimos 50 metros da sua chegada, ADAS de assistência ao condutor, modos de condução, que inclui a esportiva e ajuste de direção mais firme, direta, baixo nível de ruído e oferta de mais conforto com personalização de uma suspensão “mais brasileira” foram os temas mais discutidos.

Tem mais na parte tech. O comando de voz permitirá o controle de alguns comandos do veículo, como ar-condicionado, abertura das janelas e teto. A GWM acertou parceria com a operadora Claro para gerar internet, atualizar os módulos eletrônicos do automóvel assim como fazer o controle à distância com o app da marca. Vide o que faz a Stellantis na Jeep. No cluster de 9 polegadas a geração da leitura dos automóveis, motos e caminhões assim como leitores de placas que também podem ser projetados no head up display. O SUV destaca o monitoramento do ponto cego.

Estiloso, de porte aproximado do entre o Tiggo 7 e o Tiggo 8, o H6 tem faróis 100% LED e lanternas (a traseira de ligação contínua). Carro é bom de fotografia e filmagem. Tem astral por fora e por dentro destaco o painel e o volante funcional. O porta-malas tem bom espaço para 560 litros. O H6 de 4.683 metros e entreeixos de 2.738 m chega 100% importado e a pré-venda está prevista para março com início das vendas em abril. A suspensão é McPherson na dianteira e multilink na traseira.

André Leite, head da Haval, confirmou que o único opcional será o teto panorâmico. Pela cor, o cliente não pagará nada mais, esse negócio de cobrar pela pintura metálica é um abuso que deixa de existir por aqui.

Híbridos lideram, plug-ins ganham mercado

Segundo a ABVE, o país experimentou uma alteração no perfil de participação do mercado dos veículos eletrificados nos últimos oito meses, com os modelos plug-in aumentando sua participação nas vendas.

Dos 49 mil veículos emplacados, 17,3 mil eram híbridos plug-in. Somados os PHEV e os BVE, a participação de mercado dos plug-in foi a 47% (23.213), ante 36% no ano passado.

Os modelos lideram com 25.839 dos emplacamentos (market share de 53%), sendo a maioria (17,4 mil) flex fuel, isto é, podem usar tanto gasolina quanto etanol. Já os 100% elétricos totalizaram 5.895 emplacamentos, um aumento de 23% em relação a 2022, quando foram vendidas 4.786 unidades à bateria.

No Brasil, 40 montadoras oferecem 254 modelos diferentes de veículos leves eletrificados. No ranking dos mais emplacados de janeiro a agosto de 2023, lideram os automóveis das marcas Toyota, Caoa Chery, GWM e BYD. A avaliação foi feita a partir de critérios adotados pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Infraestrutura de recarga

O aumento da participação de mercado dos veículos eletrificados também impulsionou o desenvolvimento da rede de eletropostos pelo país.

De acordo com a ABVE, em agosto de 2023, o Brasil contava com 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos. Em dezembro de 2022, esse número já chegava a 2.955, representando um crescimento de 28%.

A associação aponta uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico em território nacional. A recomendação internacional indica que o ideal é uma proporção de 10 veículos, em média, por ponto de abastecimento.

Com a aprovação do PL do Combustível do Futuro, programa para a mobilidade de baixo carbono, o governo está calculando que a indústria automobilística brasileira  para carros elétricos até 2035.


Distribuição geográfica

A maior concentração de veículos eletrificados está na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, que responde por 35% dos emplacamentos, um total de 17.349 unidades nos últimos oito meses. Rio de Janeiro e Santa Catarina ocupam a segunda e terceira posição, com 3.749 e 3.374 emplacamentos, respectivamente.

Dados da ABVE indicam ainda que municípios como Anápolis (GO) e Campinas (SP) têm desempenhado um papel significativo na adoção de veículos eletrificados. As duas ocupam, respectivamente, o sexto lugar, com 1.396 emplacamentos, e o sétimo lugar, com 1.067, no ranking das cidades com maior número de registros no período de janeiro a agosto de 2023.

 

Os preços de entrada:

HAVAL H6 GT PHEV AWD 2024 = R$ 315.000,00

HAVAL H6 PREMIUM PHEV AWD 2024 = R$ 269.000,00

HAVAL H6 PREMIUM HEV 2024 = R$ 214.000,00

(fonte: https://www.gwmcanopus.com.br/ofertas)

 

 


Oliveira Júnior

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