Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
O campeão largará na pole do GP de São Paulo nesse domingo
Foram 24 voltas de uma corrida curta e ensolarada em Interlagos nesta tarde de sábado (4). Na sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, Max Verstappen ultrapassou o pole Lando Norris logo na primeira curva e não encontrou dificuldades para vencer. Com o resultado, o já tricampeão mundial soma mais oito pontos na tabela e chega a marca de 499.
A partir do momento da ultrapassagem, o holandês da Red Bull dispensou problemas em administrar a vantagem e recebeu a bandeirada com tranquilidade. A corrida curta no circuito paulistano foi, como tradição, marcada por boas batalhas espalhadas pelo pelotão.
Esta foi a sexta e última corrida sprint da temporada. Anteriormente, Verstappen havia vencido três, enquanto Sergio Pérez e Oscar Piastri triunfaram em uma cada.
Resta apenas uma atividade em pista para o GP de São Paulo de Fórmula 1. Neste domingo, a disputa principal do fim de semana acontece às 14h (de Brasília).
O sonho de Lando Norris durou pouquíssimos metros. Logo na largada, Max Verstappen teve tempo de reação melhor, colocou de lado e ultrapassou o piloto da McLaren logo na primeira curva — pouco tempo depois, foi a vez de George Russell superá-lo.
Logo após no grid, Sergio Pérez, Lewis Hamilton e Charles Leclerc começaram a travar intenso embate pela quarta colocação.
Na quinta volta, Norris deu o troco em Russell e retomou a segunda posição. Três giros depois, o piloto da Mercedes iniciou duelo para segurar lugar na pista contra ‘Checo’.
Na décima volta, não teve jeito: o mexicano executou bonita manobra e foi capaz de pegar o terceiro lugar para si. Enquanto isso, na briga pelo topo, Norris pouco a pouco diminuía a vantagem de Verstappen.
Enquanto isso, Carlos Sainz, 8º, lutava para segurar Daniel Ricciardo. O australiano chegou a beliscar a ultrapassagem, mas o ferrarista logo deu o troco. Pior para o piloto da AlphaTauri, ultrapassado por Oscar Piastri na tentativa de alçar voos maiores na sprint.
A sete voltas do fim, as brigas de pista estavam desenhadas: Norris mantinha margem de 1s6 de diferença para Verstappen, ao passo em que afastava-se cada vez mais de Pérez. Ao mesmo tempo, o piloto taurino fugia da vista de Russell, quarto colocado.
No 21º giro, Leclerc conseguiu enfim ultrapassar Hamilton e assumiu o quinto posto. Na volta seguinte, ultrapassagens dos carros da AlphaTauri: Yuki Tsunoda também deixou o heptacampeão para trás, enquanto Ricciardo deu o troco em Piastri.
Confira o resultado da sprint:
1) Max Verstappen (Red Bull) +8 pontos
2) Lando Norris (McLaren) +7 pontos
3) Sergio Pérez (Red Bull) +6 pontos
4) George Russell (Mercedes) +5 pontos
5) Charles Leclerc (Ferrari) +4 pontos
6) Yuki Tsunoda (AlphaTauri) +3 pontos
7) Lewis Hamilton (Mercedes) +2 pontos
8) Carlos Sainz (Ferrari) +1 ponto
9) Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
10) Oscar Piastri (McLaren)
11) Fernando Alonso (Aston Martin)
12) Lance Stroll (Aston Martin)
13) Pierre Gasly (Alpine)
14) Esteban Ocon (Alpine)
15) Alex Albon (Williams)
16) Kevin Magnussen (Haas)
17) Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
18) Nico Hükenberg (Haas)
19) Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
20) Logan Sargeant (Williams)