Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta e é campeão

Em final espetacular, Max Verstappen, da Red Bull, se tornou campeão de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira. Neste domingo, o holandês ultrapassou Lewis Hamilton, da Mercedes, na última volta e venceu o GP de Abu Dhabi.

Com isso, Max frustrou os planos de Hamilton de se tornar octacampeão e, consequentemente, o maior vencedor da F1.

Ambos chegaram na última prova do ano empatados com 369,5 pontos. Com o triunfo, o holandês terminou com 395,5, enquanto o rival somou 387,5.

Carlos Sainz, da Ferrari, ficou em terceiro lugar, seguido por Tsunoda, da AlphaTauri. Gasly, também da AlphaTauri, fechou o top 5.

Valtteri Bottas, da Mercedes, terminou em sexto. Já Sergio Pérez, da Red Bull, que fez uma grande corrida enquanto esteve na pista, teve que abandonar a prova nos instantes finais.

 Não faltaram emoções na última corrida da temporada. Logo na largada, Hamilton ultrapassou Verstappen e conseguiu abrir boa vantagem para o rival

Pouco tempo depois, o piloto da Red Bull encostou no inglês e conseguiu ultrapassá-lo, contudo, ambos se tocaram. Hamilton saiu para fora da pista e retomou a liderança. A equipe austríaca solicitou que Hamilton devolvesse a posição, contudo, os comissários da prova apenas pediram para o piloto reduzir a vantagem que ele adquiriu ao exceder os limites de pista.

Na volta 14, Verstappen foi para os boxes e trocou os pneus macios pelos duros. Ele voltou em quarto e, sem dificuldades, ultrapassou Norris, da McLaren. Na volta seguinte, Hamilton também parou e colocou pneus de faixa branca. O inglês voltou atrás de Sergio Pérez, companheiro de Max.

Verstappen vinha embalado para colar nos primeiros colocados, mas sofreu com Sainz, da Ferrari, e apenas tomou o terceiro lugar na volta 18.

Duas voltas depois, Hamilton e Pérez travaram um dos duelos mais emocionante da prova, com os dois trocando de posições. O inglês conseguiu ultrapassar o piloto da Red Bull na volta seguinte, contudo, o duelo permitiu a Verstappen encostar nos primeiros colocados. Após Hamilton retomar a liderança, Perez e o piloto holandês trocaram de posições. Porém, o piloto da Mercedes não foi incomodado por Verstappen e conseguiu abrir boa vantagem novamente

Na 29ª volta, Kimi Raikkonen, que se aposenta nesta temporada, teve que abandonar a corrida. O piloto relatou problemas no freio.

Giovinazzi, na volta 36, teve um incidente e também teve que sair. Para a retirada do carro, o Safety Car Virtual foi acionado. A Red Bull aproveitou para parar Verstappen e Pérez e fazer uma nova troca de pneus, já a Mercedes optou por manter Hamilton na pista. Alonso e Gasly, que não haviam realizado nenhuma parada, também foram aos boxes. A bandeira verde foi dada na volta 38.

Na reta final, Verstappen conseguiu reduzir a diferença para Hamilton, mas com muitas dificuldades de ultrapassar.

Na volta 53, Latifi rodou e bateu no guard rail, e o Safety Car foi acionado novamente. Isso auxiliou o piloto holandês. A bandeira verde foi data no final da penúltima volta, com Verstappen e Hamilton lado a lado. O piloto da Red Bull levou a melhor na 58ª volta e conquistou o título da F1.


Oliveira Júnior

29 de julho de 2025
Pantanal Green Hell reunirá os melhores pilotos do País no Parque Novo Mato Grosso
29 de julho de 2025
Obra segue cronograma a risca e material aplicado segue normas internacionais
20 de julho de 2025
Etapa goiana do Brasileiro de Autocross acirrou a disputa pelo título
20 de julho de 2025
Piloto catarinense conquista seu quarto Campeonato Brasileiro
19 de julho de 2025
Campeão brasileiro confirma favoritismo em Rio Verde
19 de julho de 2025
Piloto catarinense comanda a festa em Goiás
18 de julho de 2025
Rotilli e Zanini dominam treinos em Rio Verde 
17 de julho de 2025
Cidade de Rio Verde-GO sedia segunda etapa do Brasileiro
10 de julho de 2025
Equipe médica profissional trabalha para o socorro imediato
9 de julho de 2025
Chegou a hora de Goiás receber a competição nacional
Calor motivou iniciativa