Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Kartcross ganha categoria de entrada para jovens talentos

A cidade de Cordeirópolis-SP sedia nesse fim de semana a grande decisão do Campeonato Brasileiro de Kartcross, que será disputada em meio à segunda etapa do Brasileiro de Autocross.
Como no asfalto, o kart também é tido como uma categoria de entrada do automobilismo na terra, mas é disputado por muitos adultos também. Mas, recentemente a Confederação Brasileira de Automobilismo lançou a Cadetecross, para crianças entre os 6 e 12 anos.
A categoria estreou em Sorriso, na programação do campeonato mato-grossense de Kartcross, e já é tida como a porta de entrada da Velocidade na Terra (VNT). As primeiras provas foram disputadas no começo do mês (9 e 10) e já dispertam a atenção de jovens pilotos e dos pais, é claro.
A Cadetecross utiliza motores e chassis menores para que as crianças possam iniciar no VNT de forma mais segura. O motor é estacionário de 7 HP (210cc), de várias marcas no mercado. O chassi tubular tem aproximadamente 1,90m de comprimento com 1,25m de largura. Atualmente no Kartcross, somente adolescentes a partir de 13 anos podem competir, já que é um veículo maior, mais potente e tem marchas.
Alexandre Martins, presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra (CNVT) falou com entusiasmo sobre a categoria escola. “Como pai vejo a oportunidade do meu filho entrar na Velocidade na Terra bem cedo e, como presidente da CNVT, vejo com muito entusiasmo essa categoria, pois será uma escola para outras categorias da Velocidade na Terra e, com isso, o automobilismo ficará mais próximo dos interiores e poderemos conhecer novos talentos que antes não teriam contato com o automobilismo”, comentou.
A expectativa é que a categoria cresça bastante em todo o Brasil. “Começou em Mato Grosso, mas já tem uma grande procura e é uma boa entrada para crianças para o Velocidade na Terra”, finaliza Alexandre.
Na etapa inaugural, Heitor Fonseca (Mato Grosso) foi o vencedor na geral, depois de conquistar a pole position e faturar a primeira bateria. A segunda prova foi vencida por Enzo Martins (Paraná), o 2º na classificação geral, seguido por Guilherme Monteiro (Mato Grosso). A próxima etapa será anunciada em breve.
O evento de Cordeirópolis começa nessa quinta e termina no sábado, com a definição dos campeões.