Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Obra segue cronograma a risca e material aplicado segue normas internacionais

Por: Oliveira Júnior

Cuiabá

Começou dentro do prazo previsto o processo de pavimentação do circuito do Autódromo Internacional de Cuiabá. Em 21 de julho de 2025 o governador Mauro Mendes e o secretário estadual de esportes Davi Moura, vistoriaram o andamento da obra e se mostraram satisfeitos com o cumprimento do cronograma e o material empregado na pavimentação.

“A primeira camada de binder já aplicada, e logo na sequência já será aplicado o polímero, que no Brasil, só Interlagos tem”, explicou o piloto Reck Júnior, um dos envolvidos com o projeto. O polímero a que Reck se refere é o SBS (Estireno-Butadieno-Estireno), um dos polímeros mais utilizados na pavimentação de autódromos, conferindo alta elasticidade e resistência mecânica. 


O binder é um tipo de CBUQ, indicado para formar a camada de ligação da pavimentação. Isso se deve pelo fato de ter agregados minerais com maior diâmetro de graduação, maior porcentagem de vazios e menor porcentagem de material de enchimento (filler) e de ligante betuminoso. Essa camada intermediária de uma estrutura de pavimento asfáltico, também é chamada de camada de ligação e atua como uma ponte entre a base do pavimento e a camada de rolamento (capa asfáltica), garantindo aderência e resistência.

“A correta aplicação e especificação do binder são cruciais para a durabilidade e desempenho do pavimento. Um binder bem dimensionado e executado contribui para a redução de custos, pois pode otimizar a espessura da camada de rolamento. Garante a aderência, a distribuição de cargas e a flexibilidade da estrutura, contribuindo para a durabilidade e desempenho do pavimento”, disse um especialista consultado por A Gazeta.

Pelo cronograma da obra, até o final de outubro a pavimentação de estar concluída. Em seguida terão início as obras de arte, que envolvem arquibancadas, padocks, torre de cronometragem e boxes. Como todas essas estruturas serão pré-moldadas, a expectativa é de que o ritmo de conclusão e acabamento sejam acelerados; porém, para a prova inaugural, prevista para novembro, com uma prova noturna de Stock Car, ainda deverá ser usada uma estrutura provisória.

“Vamos concluir o kartódromo também com o mesmo material de pavimentação”, destacou Reck Jr.

O Autódromo Internacional de Cuiabá está sendo construído no Parque Novo Mato Grosso, que fica no Km da rodovia MT 251 (Cuiabá/Chapada).


Oliveira Júnior

15 de setembro de 2025
Evolução melhora condições de trabalho e atrai novos parceiros
15 de setembro de 2025
Público conhece de perto a velocidade e a adrenalina a bordo de uma Gaiola de Autocross
15 de setembro de 2025
Competição ficou embolada e cinco estão na briga pelo título nacional
10 de setembro de 2025
Líder do Brasileiro comenta chances de título em Campo Verde
9 de setembro de 2025
Livro do jornalista Oliveira Júnior revela saga para a construção do autódromo
9 de setembro de 2025
Etapa indicará os finalistas da temporada da F1 da velocidade na terra
8 de setembro de 2025
Ernani Kuhn empilha troféus na etapa paranaense da Stock Light
6 de setembro de 2025
Em lendário circuito italiano, Max marcou novo recorde e frustrou a Ferrari
2 de setembro de 2025
Parque Novo Mato Grosso servirá de modelo para Cidade Maravilhosa
2 de setembro de 2025
Cidade forte no agro recebe 3ª Etapa do Brasileiro
Calor motivou iniciativa