Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Com apoio do Juvam, plantio será na cidade industrial

A Energisa é parceira do Rally Ecológico pelo quarto ano consecutivo. Ao longo desse período foram distribuídas 40 mil mudas de árvores durante o evento promovido pelo Sportsmotor Clube de Automobilismo, de Cuiabá. Isso foi possível, graças ao apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do projeto ‘Verde Novo’.
Este ano o plantio de mudas nativas será na cidade de Várzea Grande.
A Energisa apoia o Verde Novo desde 2019. Desde o início do projeto, que entra no seu quarto ano, aconteceram 424 ações. No total, 108.524 mudas de árvores foram plantadas e distribuídas. A Energisa tem o papel de ornamentar a cidade, mas também ajuda a regular a temperatura e a umidade do ar. Entre as espécies estão algumas frutíferas, como amoreiras, cajueiros e pitangueiras, além de arbóreas. Entre alas, o jacarandá, ipê roxo, ipê rosa, oiti e ipê branco.
Além de fazer parte das ações do projeto, a distribuidora de energia de Mato Grosso tem contribuído na divulgação do plantio correto das árvores. Com isso, os moradores da capital têm acesso a informações sobre as melhores espécies para serem cultivadas na área urbana, levando-se em consideração os cuidados necessários quanto ao tipo de muda e o seu desenvolvimento nas áreas próximas às redes de distribuição de energia. Essa é mais uma das ações da Energisa junto às comunidades onde atua.
Confira a seguir um resumo dos 5 grandes objetivos e algumas das metas de sustentabilidade da Energisa:
Viabilizar a inserção de fontes renováveis no Brasil com sustentabilidade, segurança energética e confiabilidade na matriz.
Metas:
– Até 2026, ter energia limpa e acessível a mais de 5 mil unidades consumidoras em áreas remotas da concessão
– Promover o descomissionamento de 171 MW por meio da desativação de usinas termelétricas, permitindo ampliar intercâmbio energético entre regiões e garantindo segurança energética
– Alcançar 1,7 GW de potência instalada em energia renovável.
Ajudar nossos clientes na transição energética ofertando soluções alinhadas aos 4 Ds – Descarbonização, Digitalização, Descentralização e Diversificação.
Meta:
– A partir de 2026, ofertar produtos e soluções para a transição energética contribuindo para a emissão evitada de pelo menos 510 mil toneladas de CO2 ao ano dos nossos clientes, o equivalente ao plantio de 3,6 milhões de árvores todo ano.
Mitigar impactos do negócio da Energisa com olhar sistêmico para a cadeia produtiva, uso consciente de energia, água, resíduos e redução de emissões.
Meta:
– Alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050.
Promover maior igualdade de oportunidades à democratização do conhecimento em educação empreendedora e do fomento de ações para geração de renda nas nossas concessões.
Meta:
– Até 2026, ser percebida como empresa inclusiva por nossos colaboradores; e, promover a empregabilidade de cerca de 70% do público capacitado em nossos programas de formação continuada nas comunidades.
Aproximar-se da sociedade, por meio de ações culturais e das manifestações dos valores regionais, em áreas que a empresa atua.
Meta:
– Incentivar a produção cultural e a preservação da memória nas nossas concessões, impulsionando a economia criativa e também mobilizando projetos e parcerias para contribuir para o desenvolvimento sustentável dos nossos biomas mais frágeis.